A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DO PIBID/UNESPAR COMO FUNÇÃO NORTEADORA DE “FORMAÇÃO DOCENTE”

A avaliação teve por finalidade conhecer a realidade vivenciada no PIBID em relação a coordenação institucional, a gestão pedagógica, a coordenação de área, a supervisão nas escolas e a prática dos acadêmicos. Dessa forma, todos os atores envolvidos no processo puderam parar para refletir e analisar todas essas dimensões constituintes do Programa na UNESPAR.

A metodologia de avaliação por meio de questionários online foi apresentada a CAP e aprovada no início do ano de 2015, tendo sua aplicação realizada em dezembro de 2015. Nesse período faziam parte do PIBID 813 acadêmicos, 142 supervisores, 60 coordenadores de área, 4 coordenadores de gestão e 1 coordenador institucional. Participaram da avaliação 504 acadêmicos, 99 supervisores, 55 coordenadores de área, 4 coordenadores de gestão pedagógica e 1 coordenador institucional, perfazendo um percentual de 60%.

Acesse a avaliação completa aqui

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DIA DO PIBID UNESPAR - Data: 15/10/2015

Mobilização pela permanência do PIBID na universidade

Os campi da UNESPAR estão mobilizados para fazer atividades de envolvimento com a comunidade a fim de tornar pública a manifestação pela continuidade do Programa na Universidade e escolas parceiras. No dia 15 de outubro, dia do professor, o Fórum do PIBID - FORPIBID e coordenadores do Programa nas universidades brasileiras estarão em Brasília para uma audiência pública com os deputados. No ato, será entregue abaixo-assinado e serão expostos motivos pelos quais o PIBID deve permanecer nas universidades. Dessa forma, procuraremos somar esforços na luta pela manutenção e ampliação do Pibid, instituídas por lei, na LDB e no PNE.

 

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PIBID GEOGRAFIA/ UNESPAR-CAMPUS DE PARANAVAÍ (FAFIPA)

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) tem como objetivo contribuir para um estreitamento das relações acadêmicas com a educação básica, através da inserção dos estudantes de licenciatura no cotidiano das escolas. Nós da Geografia vislumbramos o projeto como um excelente meio de contribuir para a melhoria da educação a partir de contribuições que favoreçam um pensamento crítico por parte dos alunos e aproxime os mesmos de um saber geográfico mais útil e totalizante. Acesse: http://pibidgeofafipa.blogspot.com.br/