O PROJETO DO PIBID

O projeto do PIBID (Programa de Incentivo a Bolsas de Início à Docência) do curso de Matemática da UNESPAR – Campus União da Vitória realizou nesta quarta-feira, 06/07/2016, uma atividade de interação entre estudantes das escolas que participam do projeto. Alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental, perfazendo 35 estudantes do Colégio Estadual Túlio de França, de União da Vitória – PR, foram visitar a Escola de Educação Básica Professor Clementino Britto, do Distrito de Santa Cruz do Timbó, em Porto União – SC.

Lá foram recepcionados pela equipe daquela escola e juntamente com 20 alunos do 7º participaram de atividades preparadas pelos acadêmicos de Matemática participantes do PIBID, divididos em grupos de cinco ou seis alunos, realizaram atividades sobre raciocínio lógico, cálculo mental, operações básicas e desafios matemáticos. “Muito interessante a interação entre os alunos destas várias realidades: campo e cidade, rede de ensino de Santa Catarina e Paraná! Apesar destas diferenças eles realizam as atividades em conjunto, trocando ideias, informações e ampliando seus conhecimentos” afirmou Maria Ivete Basniak, professora coordenadora do sub-projeto do PIBID Matemática da UNESPAR. “Como é bom ver a participação, a atenção, a vontade de acertar na realização das atividades propostas, e o principal de tudo isso é que foi em grupo, em conjunto” declarou a professora Carla Princival, supervisora do PIBID na EEB Clementino Britto.

Outra novidade foi o uso de tecnologias numa das atividades pois os acadêmicos Adriele C. Bueno e Isaías G. Boruch prepararam uma atividade que envolvia o uso de tablets educacionais, apresentando assim aos alunos a tecnologia como aliada no processo de ensino e aprendizagem. Durante toda a manhã as atividades foram realizadas pelo sistema rotacional onde dois grupos de alunos realizavam atividades simultaneamente em cinco estações, sendo cada uma com uma atividade diferenciada e coordenada por acadêmicos de Matemática.

Segundo o supervisor Celso Marczal, “é importante destacar a interação entre educação básica e o ensino superior, e isso é um dos diferenciais do PIBID pois ele possibilita a troca de conhecimento entre estes níveis de ensino: de um lado o ensino superior que forma o futuro professor e de outro lado a educação básica que como o próprio nome já diz é a base do sistema educacional, proporcionando maior contato com a realidade de sala de aula para os acadêmicos que serão os futuros educadores”.

Nosso grande agradecimento para todas as pessoas que tornaram possível este evento: Coordenação do PIBID-Matemática da UNESPAR, a E.E.B. Prof. Clementino Britto, C. E. Túlio de França, coordenadora Maria Ivete Basniak, bolsistas/acadêmicos do PIBID de Matemática e as demais pessoas que não conseguimos mencionar aqui: MUITO OBRIGADO!

Celso Marczal, 06/07/2016