Projetos Fecea

Dia do PIBID na Unespar - Campus de Apucarana

No dia 21 de setembro, no período vespertino, aconteceu o Dia do PIBID, no campus de Apucarana. Os coordenadores dos subprojetos das licenciaturas de Matemática, Pedagogia, Letras Português, Letras Inglês e Letras Espanhol, juntamente com os acadêmicos e supervisoras do Programa, realizaram atividades recreativas com os alunos das escolas municipais e estaduais onde são desenvolvidos os projetos.

Cada subprojeto recepcionou uma escola e conduziu os alunos para as salas onde realizaram atividades lúdicas relacionadas com as temáticas trabalhadas pelos pibidianos nas escolas. Após a participação nas salas temáticas, os alunos foram encaminhados para a quadra esportiva onde aconteceu uma gincana, organizada com questões variadas preparadas pelos acadêmicos do PIBID.

Para o encerramento, foram distribuídos lanches e refrigerantes e os alunos retornaram para as escolas.

As atividades foram muito proveitosas gerando uma grande interação com os alunos de escolas diferente, bem como com subprojetos diferentes. Enriquecendo ainda mais este dia tão especial.

 

 

 

 

PIBID/UNESPAR - Uma iniciativa concreta ao processo de formação do Professor de Matemática

Este subprojeto propõe utilizar oficinas matemáticas como ferramenta para o ensino de matemática. O intuito principal é elevar a qualidade da formação inicial dos licenciandos da UNESPAR/Campus Apucarana e proporcionar aos supervisores ponderações sobre este instrumento metodológico. As oficinas valorizarão o trabalho coletivo, interdisciplinar, incluirão o uso de diferentes recursos didáticos e serão desenvolvidas nos diversos espaços escolares. Segundo Alves (2006) oficinas matemáticas através de jogos e o uso de materiais concretos constituem dimensões de enfrentar desafios necessários para a aprendizagem matemática. E, de acordo com Brasil (2006, p.8), é preciso “tornar a escola um espaço vivo, agradável, capacitar professores com metodologias dinâmicas e atividades em outros espaços que não sejam a sala de aula”.

 

Saiba mais sobre o projeto no blog: http://pibidmatematicaunespar.blogspot.com.br/

 

Pibid Matemática Fecea

pibid mat fecea

Apucarana é sede do Núcleo Regional de Educação, órgão do Estado do Paraná, responsável pelo gerenciamento de Escolas Estaduais de Ensino Básico. Composta por 16 municípios, esta Secretaria Estadual representa uma população aproximada de trezentos mil habitantes, que até 2011 não contava com uma instituição pública de ensino superior que oferecesse a formação de professores de matemática. A partir de 2011 a FECEA, com o intuito de contribuir na redução do déficit de professores de matemática na região, iniciou o curso de Licenciatura. Talvez, pelo prestigio que a instituição vem conquistando ao longo de mais de meio século na formação acadêmica, a procura no ingresso ao curso de matemática nestes dois primeiros anos, foi surpreendente. A alta procura, comparada com outras IES regionais, reforça ainda mais a responsabilidade da instituição na formação destes novos professores. É diante deste desafio, de formar profissionais competentes, comprometidos com a causa da educação e conhecedores dos desafios que enfrentarão como educadores que acreditamos que este projeto de iniciação a docência contribuirá significativamente na formação dos acadêmicos.

A formação de um professor é uma tarefa educativa ampla e complexa, com diferentes desafios, que ultrapassam o histórico e consolidado conceito de transmissão de conhecimentos adquiridos academicamente. O docente, para assumir estes desafios, deve passar por um processo de formação profissional que permita a construção de novas competências, que atendam as constantes transformações da sociedade, em especial no campo educacional. No processo de formação profissional de licenciados é essencial todo o embasamento técnico e científico para a execução da função de educador, possuindo um sólido conhecimento, não só como um “registro de informações”, mas como um instrumento de construção de novos conhecimentos, técnicas e relações, próprias do cotidiano das instituições de ensino. O projeto de iniciação à docência nas escolas de ensino básico buscará atender a estes desafios, oferecendo a estes discentes uma oportunidade de fortalecer sua formação acadêmica. Com a intenção de estimular o interesse pelo processo ensino-aprendizagem, delineou-se um plano de trabalho com os seguintes objetivos gerais e específicos.